quarta-feira, 30 de outubro de 2013

BRASIL RIDE 2013 - 600 km na Chapada Diamantina

"DUPLA DA CABRAL BIKE SHOP É DESTAQUE EM UMA DAS PROVAS MAIS DURAS DO MUNDO"




A quarta edição da Brasil Ride - principal Ultra maratona de Mountain Bike das Américas - começou no domingo, dia 20 de outubro 2013, na cidade de Mucugê (BA), considerada uma das cidades mais charmosas da região da Chapada Diamantina, evento que reuniu 400 atletas de vários países destintos , França , USA, Espanha, Japão , Portugal, Itália em sete dias com 600 km de percurso que somavam mais de 13.000 metros de subidas acumuladas durante as etapas.







"Sem dúvidas a maior e mais difícil experiência que poderíamos viver em cima de uma mountain bike, mais que uma corrida .....uma etapa de nossas vidas".


1º STAGE 
A Brasil Ride para nós começou às 14h:12min do dia 20 de outubro onde largávamos para os 18km do prólogo ao redor da cidade de Mucugê-BA , percurso considerado por todos muito técnico , com trechos que jamais tínhamos visto e era apenas o resumo do que viria pela frente nos 600km pela Chapada Diamantina. Em alguns trechos era inevitável o empurra e em 01h:24min iniciamos nossa primeira parcial da competição que resultou para nós a 9º colocação na etapa.



2º STAGE 
O segundo dia foi nossa superação e sobrevivência na competição nos 139km de Mucugê a Rio de Contas com 3096 metros de ascensão, muitos quilômetros de single track cortando as belas montanhas da Chapada e com o temido trecho chamado de VIETNAN , quase impossível de se pedalar.

Foi sem dúvida nossa etapa mais dura que havíamos enfrentado, depois de passar pelos trechos mais difíceis da ultra maratona ainda havia uma serra de 7 km para completar a etapa e nesse dia o tempo de corte era nosso principal adversário, mas graças a DEUS a instabilidade do tempo evitou o sol forte , que se viesse não teríamos completado esta duríssima etapa. 

Foram 10h:55 mim de pedal ,terminamos na 8º colocação, onde ao chegar não faltou emoção e dores em todas as partes do corpo e na certeza que tinha sido nosso maior esforço em cima de uma bicicleta e que também poderíamos continuar na competição.

3º STAGE
O terceiro dia de competição era em um circuito de XCO de 7km onde teríamos que realizar 5 voltas, pista essa que também era bastante técnica onde nos trechos mais difíceis somente os profissionais conseguiam se manter em cima da bike.

Nós ainda estávamos se recuperando do dia anterior e preferimos a cautela do que a disputa , pois ainda haveria muitos quilômetros pela frente e tínhamos que nos preservar para o restante da competição . Finalizamos a prova na 10º colocação mesmo tendo problemas na ultima volta com um pneu rasgado de (MARCUS CABRAL) mas nada que comprometesse nosso resultado na etapa.




4º STAGE
Para nossa surpresa o percurso de 76 km foi alterado para 104 km e logo no início da prova tivemos um pneu furado e ai então iniciamos uma prova de recuperação , prova que passava pelos pontos mais altos da Chapada Diamantina um visual épico com uma descida alucinante de aproximados 30 km sobre as perigosas pedras da região.

Com 08h:34min finalizávamos assim mais um estágio da Brasil Ride na 10º décima colocação e nosso desafio estava chegando quase na metade e os sinais de recuperação começavam a aparecer e a esperança de completar a ultra maratona só aumentava .

5º STAGE
A partir do quinto estágio percebemos que havíamos nos acostumado com o estilo da competição , aprendemos a dosar o ritmo e usar a força na hora certa , poupar nossos equipamentos e é claro a usar a cabeça.

Largamos muito bem  onde a primeira parte era uma subida constante de 13km com uma pequena inclinação , foi ai que conseguimos nos manter entre os 05 primeiros colocados entrando no single track muito bem posicionado.

Nesta etapa a altimetria nos ajudou muito onde eram muitos quilômetros de subidas curtas onde conseguimos manter um bom passo até a escalada final da Serra das Almas. Conseguimos ainda ganhar uma posição finalizando a prova na 4º colocação , posição esta que nos encheu de esperança , pois um sonho estava perto de acontecer em nossa vidas.

6º STAGE
A sexta etapa realmente foi a mais especial para nós , foram 140 km com 3.290 metros de acensão com mais de 40º graus de sensação térmica . A prova iniciou em uma curta subida de 3 km onde conseguimos mais uma vez largar entre os 5 primeiros colocados conseguindo assim fazer uma descida tranquila até a primeira escalada , no segundo ponto de apoio nos aproximamos da dupla que estava na terceira colocação e isso nos deixou ainda mais forte durante a disputa. 

No terceiro ponto de apoio conseguimos assumir a terceira colocação e ai sim começou a luta para completar os 140km e conquistar nosso  maior sonho que era de subir ao pódio junto a campeã Alemã IVONNE KRAFT e a campeã Itatiana ANNABELLA STROPARRO.

Até o km 120 onde acabam as subidas conseguimos manter a distância da campeã Brasileira  JULYANA MACHADO e tiramos forças de onde não tinhamos para assegurar assim a terceira colocação sendo a primeira dupla mista brasileira a completar a etapa com o tempo total de 08h:23min com média horária de 17.


7º STAGE
O última etapa iniciamos já com felicidade estampada em nossos rostos , pois havíamos realizado um sonho que era de ser top 03 em alguma etapa , então entramos na disputa com um super astral e bastante motivado pelo crescimento durante a competição. 

Os 67 km da última etapa fluiu muito bem , largarmos forte e mais uma vez nos posicionamos muito bem ao entrar no belo trecho de single track entre as montanhas da Chapada  , conseguimos manter a quarta colocação até o fim  e ao chegar tivemos uma grande surpresa além de completar nosso grande desafio. 

A dupla italiana (Annabella Stroparro e Pierro Pelegrini ) que eram líderes até o momento tinham sido penalizados em uma hora ,porque não estavam andando juntos durante a prova e assim passamos a ser a dupla mista 3º colocada na etapa concluindo a ultra maratona mais uma vez no podio finalizando a competição com chave de ouro.


DEPOIMENTOS DOS ATLETAS  

 "Um sonho realizado junto a grandes nomes do mountain bike mundial , não esperava ser top 3 nesta competição em duas etapas , pois tinha como objetivo apenas completar os 600km da ultramaratona. Subir ao pódio junto a campeã IVONE KRAFT e ANNA STROPARRO sem dúvidas será uma experiência inesquecível, além da conquista foi os quilômetros que mais sofri  dentro dos 5 anos que estou pedalando. Meus agradecimentos as pessoas que acreditam em meu trabalho e torcem para o sucesso do nosso esporte "o ciclismo" , em especial a empresa MR TUFF e o VALGROUP e aos meus familiares que acompanham a disciplina muita vezes anti social para tornar os treinos mais eficientes , somente as pessoas que acompanham os atletas sabem o quanto esse sacrifício de ambas partes significa para o sucesso neste esporte. Mais um objetivo conquistado e agora muito mais motivado para iniciar o trabalho de incentivo ao esporte 2014" (MARCUS CABRAL)





O Brasil Ride era um sonho que achava ser muito distante da realidade, quando tive a oportunidade e tudo começou a dar certo, entrei de cabeça nessa empreitada onde fui ficando até chata, porque tudo girava em torno disso.... foram meses de preparação, treinos e mais treinos, fizesse sol ou chuva, frio ou calor , sozinha ou acompanhada .....

Quando foi chegada a hora de ir, parecia que tudo aquilo era um sonho, um fato que não era cabível a nós, mas estávamos lá.... com a cara e a coragem, praticamente dois intrusos e xeretos no meio de tantos campeões.

A pressão foi aumentando e o medo de não conseguir também era grande... mas a fé em Deus e Nossa Senhora Aparecida não deixou que nada nos abalasse... Foram 7 dias de muito foco, força e fé que conseguiríamos chegar ao fim da competição. 

Nos primeiros dias cheguei a pensar que não conseguiríamos, no 2 estagio cheguei ao meu limite, ao esgotamento total....mas ao passar dos dias fomos acostumando com a prova e conseguimos achar nosso ponto de equilíbrio.Foi aí que todo nosso esforço, todo nosso treinamento começou a entrar em ação,o psicológico também permaneceu calmo e foi o que governou todo o resto do corpo durante os dias que restavam.........fomos crescendo na competição, e no sexto dia quando conseguimos um pódio, aí a emoção foi enorme demais, não conseguimos nos conter.

Um pouco antes de cruzar a linha parecia que não conseguiria mais respirar, o nó na garganta era uma coisa incontrolável... choramos igual criança !!!!! Foi um sentimento que jamais havia vivenciado... tudo passa pela cabeça... ali dava pra sentir que todo esforço tinha sido recompensado.

No último dia quando cruzamos a linha chegada e completamos os 600km, parecia que estávamos de alma lavada, missão cumprida, realização pessoal mais que cumprida.......foi demais!

Fora isso tudo, o lugar é o mais lindo que já conheci, com belezas naturais incansáveis......com pessoas exemplo de vida ao nosso redor.....sou muito grata a todos que torceram e vibraram a cada postagem que fazíamos, aos meus queridos pais que são a base pra tudo em minha vida e meus familiares...

A equipe Cabral, que sem dúvidas antes de ser uma equipe é uma segunda família.......ao meu treinador, o Duda, que fez meu corpo aguentar tudo aquilo ao Ney Fotografo que teve ao nosso lado o tempo todo e ao meu parceiro, Marcus Cabral, que sem dúvida foi o melhor parceiro que eu podeira ter naquele momento... só tenho que agradecer , obrigada meu Deus!!! (SARA MANIEZO)




PATROCINADORES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário